Como ter mais autocontrole e não explodir e perder a razão diante dos problemas e desafios que os relacionamentos e a vida nos trazem?

Quantas vezes você já se desesperou diante de algumas situações e acabou explodindo, agindo como uma “louca desequilibrada” e perdendo a razão, mesmo estando certa?

Vou confessar pra você: sim, eu fui por muito tempo e muitas vezes a “Louca da casa”! 😅 Já fui tão desequilibrada emocionalmente que meus pais tinham medo do que eu seria capaz de fazer em meus rompantes de emoção e explosão.

Hoje, quero te contar tudo isso, para que você tenha certeza: se eu consegui assumir o controle e mudar, você também pode!!!

Continue lendo para entender como eu fiz… tenho duas táticas infalíveis para lhe revelar que talvez ajudem em seu processo de mudanças e autocontrole também…

Bom, minha personalidade sempre foi naturalmente impulsiva e explosiva e, sendo assim, gritar e brigar para tentar resolver problemas era normal e fácil para mim.

A questão é que eu nunca consegui resolver nenhum problema na minha relação e na minha vida agindo assim. Pode acreditar, você também não vai conseguir…

Aliás, tudo que eu conseguia agindo dessa forma era criar problemas ainda maiores, piorando a situação… (acontece assim com você também? 😟)

Perdi a conta de quantas vezes perdi a razão e fiquei como errada, mesmo quando estava totalmente certa! Porque é isso que sempre acontece com quem grita e age com desequilíbrio emocional: você acaba sempre como a “louca da casa” e tendo que pedir desculpas.

Percebendo isso, comecei uma busca profunda por mudanças, não aguentava mais sofrer e fazer sofrer, é claro. Porque aqueles que mais amamos e que estão próximos a nós, são os que mais sofrem com essas explosões emocionais horríveis.

Entendi que a primeira coisa que eu precisava era me conhecer e entender por que agia daquela forma, para então conseguir mudar.

Assim, iniciei um processo longo, as vezes difícil, mas muuuito prazeroso de transformação interior. Autoconhecimento, autopercepção, autoaceitação, amor próprio! Me tornei uma buscadora e, principalmente, observadora de mim mesma, primeiramente, depois das pessoas e do mundo a minha volta.

Desta forma, fui alcançando o equilíbrio emocional e a sabedoria que tanto buscava. Quanto mais eu me conhecia, respeitava e amava, mais conseguia parar, pensar, sentir, para somente depois, agir.

Consegui ir, pouco a pouco, passo a passo, aprendendo a agir com calma e sabedoria diante dos desafios na vida e na relação, sem entrar em pânico e explodir!

Quero então agora deixar para você os dois principais aprendizados que você precisa desenvolver para ter mais autocontrole de suas ações e mudar sua vida e relacionamentos:

 

  • PRIMEIRO: Você precisa aprender a ser uma observadora atenta de si mesma! Saia do papel de “atriz principal de sua novela” e atue também como “diretora”, aquela que fica atrás das câmeras vendo tudo e ditando o que cada personagem deve fazer. Perceba-se! Aprenda a conhecer seus limites para então ter autodomínio sobre suas ações!

 

  • SEGUNDO: Algo extraordinário, que mudou toda minha história de vida e que vai mudar a sua também: aprenda a ficar calada, fazer silêncio na hora da raiva, para não REagir e sim AGIR diante dos obstáculos. Pare! Respire! Pense! Busque uma boa estratégia para ir em busca da solução! Contudo, lembre-se de que a ação é sempre necessária, não deixe de resolver seus problemas!

 

Aplicando esse conhecimento, eu deixei de perder a razão e me tornei uma mulher e profissional sábia e passei a ser admirada pelas pessoas a minha volta, incluindo meu marido, filhos e pais.

Passei de “louca da casa” para a mediadora e conselheira daqueles que amo e quero lhe dizer: isso não tem preço! 😃 Ver as pessoas que são importantes para mim, que antes tinham até medo das minhas REações, me buscando para desabafar, pedir conselhos e direcionamento, é uma alegria sem igual!

Não pense que os desafios acabaram, que hoje vivo num mar de rosas e nunca mais senti o instinto de gritar e esbravejar querendo aparecer novamente. Simmm, ele está aqui comigo e de vez em quando coloca “os dedinhos” pra fora. 😅 Dependendo da gravidade (e da novidade) da situação, ele até coloca mais um pouco do que só os dedinhos para fora rsrsrsrs… e tá tudo bem, essa sou eu!

Mas logo o reconheço e… acolho com amor!!  Converso com ele e lhe explico que existem opções bem melhores para resolvermos a situação. Ele se acalma e caminhamos juntos em busca desse novo aprendizado.

Você talvez tenha pensado que eu iria dizer que controlo, domino, calo o instinto. NÃOOOO, não é uma luta contra quem você é, é um acolhimento para que haja um verdadeiro aprimoramento, entende!?

Enfim, esse foi o caminho que trilhei e continuo trilhando e espero que posso lhe ajudar de verdade a superar também seus instintos e se tornar uma mulher (ou um homem), sábia e admirada, o “Esteio da sua Casa” e não mais a “louca da casa”!

 

“A mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas próprias mãos.”

Provérbios 14, 1

 

Boa jornada…

 

Abraço e luzzzz🌟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.